11 elementos do Daech mortos em novo raide norte-americano na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) – O Comando Militar Norte-americano em África (AFRICOM) anunciou quarta-feira que 11 membros do Estado Islâmico (Daech) foram mortos na véspera, durante um ataque aéreo norte-americano contra a cidade de Morzouk, no sudoeste do país, o segundo em menos de uma semana, na mesma cidade.
O diretor das Operações do AFRICOM, general William Gailer, declarou que a operação efetuada em coordenação com o Governo de União Nacional na Líbia visou "eliminar os terroristas do Estado Islâmico e impedi-los de lançar ataques contra o povo líbio”.
"O AFRICOM continua a apoiar os esforços diplomáticos para estabilizar a situação política na Líbia e perturbar as organizações terroristas que ameaçam a estabilidade regional”, declarou o general Gailer, sublinhando que “nenhum civil" ficou ferido na sequência deste ataque.
Trata-se do segundo raide das forças do AFRICOM, após o de quinta-feira última em que foram abatidos oito membros do Estado Islâmico, nos arredores da cidade de Morzouk, no sudoeste do país.
O Conselho Presidencial do Governo de União Nacional afirmou que o ataque aéreo levado a cabo pelo AFRIOCOM, quinta-feira última, nos arredores da cidade de Morzouk, se inscreve “no quadro da cooperação estratégica com os Estados Unidos”.
Eliminada em dezembro de 2016 na Líbia, com a colaboração das tropas governamentais e o apoio dos Estados Unidos, a organização Daech, que foi expulsa do seu bastião de Sirtes (centro), o único do Estado Islâmico fora dos seus bastiões tradicionais no Iraque e na Síria, conservou combatentes dispersados, nomeadamente pelo sul desértico da Líbia.
Estes elementos cometem de vez em quando ataques terroristas em grandes cidades como Trípoli, Misrata e Benghazi, bem como em algumas localidades e postos de controlo de segurança, marcando a retomado das suas atividades após o lançamento da operação militar de forças rebeldes com Tripoli, a 4 de abril último.
-0- PANA BY/TBM/FK/IZ 26set2019