Agência Panafricana de Notícias

11 chefes de Estado esperados na investidura do Presidente ganense

Accra, Gana (PANA) - Onze chefes de Estado e 18 delegações governamentais confirmaram a sua presença na investidura, a 7 de janeiro corrente, do Presidente eleito do Gana, John Dramani Mahama, soube segunda-feira a PANA de fonte oficial.

Segundo a fonte, o presidente da União Africana (UA), o Beninense Thomas Yayi Boni, confirmou a sua presença na cerimónia que vai decorrer ao air livre, na Praça da Independência de Accra.

Os Presidentes Goodluck Jonathan da Nigéria, Faure Gnassingbé do Togo, Mahamadou Issoufou do Níger, Blaise Compaoré do Burkina Faso e Alassane Ouattara da Côte d'Ivoire estarão igualmente entre os chefes de Estado presentes nesta investidura.

Segundo a mesma fonte, foram enviados convites a 50 mil pessoas no mundo.

"Tudo está a postos para a cerimónia de investidura de 07 de janeiro", declarou o vice-ministro da Informação, Agyenim-Boateng, precisando que os trabalhos preparatórios decorrem de 02 a 05 de janeiro.

O Presidente John Dramani Mahama foi declarado vencedor das eleições presidenciais de 07 de dezembro passado com 50,70 porcento dos votos.

Os observadores locais e internacionais qualificaram as últimas eleições no Gana de livres, justas e transparantes, mas o principal partido da oposição, o Novo Partido Patriótico (NPP), recorreu para a Justiça para contestar os resultados.

-0- PANA MA/SEG/FJG/TBM/IBA/MAR/IZ 2jan2012