11 casos positivos de covid-19 em São Tomé e Príncipe
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) – São Tomé e Príncipe regista atualmente um total de 11 casos positivos da doença do novo coronavírus (covid-19), anunciou terça-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).
“Existem no país 11 casos acumulados de covid-19”, revela o boletim do da DGS apresentado ao cair da tarde desta terça-feira pela médica Feliciana Sousa Ponte, responsável pelos cuidados primários de saúde.
A médica indicou ainda que 67 pessoas estão em seguimento pelas autoridades sanitárias, e que existe um doente em isolamento, sem contudo especificar a localização.
Sem registo ainda de óbitos pela doença, dados do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe indicam que já foram testadas até agora 129 pessoas.
Na pesquisa serológica em curso, desde o surgimento da doença no arquipélago, foram usados 10 testes rápidos e 119 testes PCR, precisou.
Por seu turno, o ministro da Saúde do arquipélago, Edgar Neves, alertou contra o perigo de falsas informações à volta da doença e a politização da pandemia, como “uma ameaça à saúde e à vida da população”.
Segundo o governante, a politização da doença constitui “um crime.”
“Existem mais de 300 camas e nunca faltou comida a qualquer paciente que seja, no Hospital Ayres de Menezes”, afirmou, reagindo a rumores que proliferam nas redes sociais, sobre alegadas dificuldades logísticas para lidar com a doença
Edgar Neves denunciou que “existem pessoas nas redes sociais que, na sombra do anonimato, divulgam informações falsas” desde que surgiram os primeiros casos da doença, no arquipélago.
-0- PANA RMG/IZ 28abril2020