Agência Panafricana de Notícias

11.970 toneladas de droga apreendidas em Marrocos

Rabat, Marrocos (PANA) - Onze mil 970 toneladas de chira (resina de cannabis) foram apreendidas a bordo dum camião frigorífico na autoestrada entre Rabat (capital do país) e Casablanca (segunda cidade ao sul), anunciou quinta-feira a Gendarmaria Marroquina.

Esta operação foi efetuada quarta-feira última por elementos da Gendarmaria de Téméra (perto de Rabat) encarregue do controlo rodoviário e que descobriram a droga a bordo do camião que transportava caixas vazias de Ksar Lekbir, no norte do país, para Casablanca, indica um comunicado da Gendarmaria.

O motorista e o proprietário da mercadoria foram detidos antes de passar diante da justiça, enquanto a droga e o meio de transporte foram apreendidos, de acordo com a fonte.

Em dezembro passado, a Gendarmaria tinha intercetado em Sidi Allal El Bahraoui, no norte do país, 2,2 toneladas de droga dissimuladas num camião semi-reboque. Dois meses antes, a Polícia marroquina tinha descoberto mil 757 toneladas de resina de cannabis numa praia perto de Tanger (norte), referiu o texto.

Segundo o Escritório das Nações Unidas de Luta contra a Droga e Crime (ONUDC), Marrocos seria o primeiro produtor e exportador de chira no mundo.

-0- PANA HBK/TBM/MAR/DD 02fevereiro2012