Agência Panafricana de Notícias

109 migrantes socorridos ao largo de costas na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Cento e nove migrantes foram socorridos ao largo da cidade de Tripoli pelo navio irlandês, Lê William Butler Yeats, no quadro da sua primeira missão de busca e salvamento desde o seu desdobramento no Mediterrâneo em meados de julho corrente, anunciou a imprensa local.

Segundo a fonte, "a pedido do Centro de Coordenação de Salvamento Marítimo italiano, o navio irlandês conseguiu localizar e socorrer estas pessoas a 56 milhas náuticas do nordeste de Tripoli".

Confirmando esta operação, uma fonte da Força de Defesa líbia declarou que "o salvamento começou por volta das 12 horas e 30 locais e todos os migrantes estavam a bordo por volta das 16h30. Eles recebem atualmente alimentos, água e tratamentos médicos, se necessário, antes de serem transferidos para um navio da guarda costeira italiana".

O navio devia transferir as pessoas salvas para um navio da guarda costa italiana domingo à noite e efetuar outras operações de busca e salvamento se necessário.

Lançada pela UE em junho de 2015, "a Operação Sophia" tem por missão principal identificar, deter e perseguir navios ou outros "meios facilitadores" utilizados ou suspeitos de ser utilizados por passadores ou traficantes de seres humanos.

Já formou membros da guarda costeira líbia como o objetivo de estabelecer boas relações com a administração de Tripoli com a esperança de obter a sua luz verde a fim de perseguir passadores nas águas territoriais líbias.

-0- PANA VAO/MA/FJG/JSG/MAR/DD 31julho2017