108 migrantes clandestinos socorridos ao largo da Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Cento e oito emigrantes clandestinos foram intercetados e resgatados quarta-feira, a bordo de um barco, no mãe Mediterrâneo, com destino às costas europeias, soube a PANA de fonte segura.
De acordo com um comunicado do Estado-Maior líbio, os emigrantes em apreço foram socorridos pela Guarda Costeira da Líbia e pela Agência de Segurança Portuária.
De acordo com o documento, a Guarda Costeira tinha recebido um pedido de socorro do barco que transportava indivíduos de vários países africanos.
Uma tripulação do barco da Marinha líbia"Fezzan" deslocou-se ao local, munida de meios necessários a uma operação de resgate e recuperação.
Depois de resgatados, os emigrantes foram desembarcados na base naval de Trípoli, antes de serem transferidos para o órgão de luta contra a migração ilegal, que concluirá o processo antes os repatriar, precisou o comunicado.
A Líbia, um país de trânsito e destino para migrantes ilegais, está confrontada, nos últimos anos, por um fluxo significativo de candidatos à emigração ilegal para a Europa.
Estes são explorados por redes de traficantes e de tráfico de seres humanos, que se aproveitam da insegurança na Líbia.
Nas últimas semanas, com a melhoria das condições climáticas, viagens via o Mediterrâneo aumentaram, implicando um aumento de naufrágios de barcos de migrantes, cujo último e mais recente foi o de mil 320 migrantes, todos mortos, ao largo das costas líbias.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 28abril2021