102 migrantes clandestinos socorridos ao largo de Trípoli na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Quase 102 migrantes clandestinos foram socorridos ao largo de Trípoli pelos agentes da Guarda Costeira líbia, sinal da persistência do fenómeno da emigração clandestina, a partir do território líbio em direção à Europa.
Um comunicado da Sala de Operações da Guarda Costeira distribuído sexta-feira indica que um navio pneumático de migrantes transportava 102 passageiros clandestinos dos quais três mulheres e uma criança, a 49 milhas náuticas a nordeste de Tripoli.
Os migrantes são de diferentes nacionalidades repartidas entre 48 Sudaneses, 18 Malianos, seis Tchadianos, um Sul-africano, 10 Beninenses, 13 Senegaleses, três Guineenses e três Egípcios.
Os migrantes foram transferidos pelos agentes da Guarda Costeira para Khomes, no setor central da Marinha, desembarcados depois de uma assistência humanitária e médica antes de serem entregues ao centro de alojamento de Khomes tutelado pelo Órgão de Luta contra a Emigração Clandestina.
País ao mesmo tempo de trânsito e de destino da emigração clandestino, a Líbia está confrontada nos últimos anos com um fluxo elevado de migrantes favorecido pela situação de insegurança prevalecente há mais de oito anos no país, exacerbada pela escalada militar ao redor de Trípoli, desde 4 de abril último.
Devido à deterioração das condições de vida dos migrantes, as autoridades líbias decidiram, em colaboração com os organismos das Nações Unidas, encerrar os centros de alojamento onde dois mil e 800 migrantes clandestinos estão detidos e encontrar uma nova alternativa à gestão do dossiê da emigração clandestina.
-0- PANA BY/IS/SOC/FK/IZ 05out2019