Agência Panafricana de Notícias

100 mil Sudaneses da diáspora inscritos entre eleitores

Dakar- Senegal (PANA) -- Pelo menos 100 mil cidadãos sudaneses com capacidade eleitoral activa foram inscritos em 18 países estrangeiros para participar nas primeiras eleições gerais dos últimos 25 anos no Sudão, iniciadas domingo, anunciaram fontes próximas do escrutínio que deve durar três dias.
Segundo um relatório da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) sudanesa, a cobertura do registo eleitoral atingiu 83 porcento dos 19,8 milhões de eleitores identificados em todo o país.
O documento da CEN atribui a fraca inscrição dos Sudaneses da diáspora ao facto de estes na sua maioria serem refugiados e sem o direito a voto "por não disporem de passaportes válidos ou autorização legal de residência".
A lei eleitoral sudanesa estipula que "todo o Sudanês residente fora do país, detentor de um passaporte e uma licença de permanência válida no país acolhedor e que preencha as condições previstas nas alíneas a, b e d do artigo 21 (ter 18 anos de idade, estar inscrito nas listas eleitorais e estar são de espírito) tem direito a solicitar a sua inscrição para a eleição do Presidente da República ou para um referendo, em conformidade com as regras".