100 emigrantes clandestinos socorridos ao largo da costa líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Cem emigrantes ilegais foram intercetados, socorridos e trazidos de volta à Líbia pela Guarda Costeira do mesmo país, numa semana, disse a Organização Mundial para as Migrações (OIM).
Numa publicação publicada terça-feira última num Twitter, a OIM indicou que operação se realizou de 2 a 8 de março corrente, ilustrando o aumento do fenômeno da migração ilegal neste país inseguro da África do Norte
Quatrocentos e 43 emigrantes ilegais foram intercetados e resgatados no Mediterrâneo e levados de volta à Líbia entre 23 de fevereiro e 1 de março corrente.
A Líbia, país de trânsito e de destino de emigrantes ilegais, está confrontada com um tremendo fluxo migratório ilegal nos últimos anos.
Devido à insegurança do país, redes de traficantes de pessoas aproveitaram-se da situação para embarcar emigrantes em barcos improvisados no Mediterrâneo em direção à Itália.
Em estatísticas publicadas na sua conta twitter na terça-feira, a OIM disse que quatro mil 129 emigrantes ilegais resgatados foram trazidos de volta à Líbia desde o início de 2021.
Entre estes, há três mil 386 homens, incluindo 143 menores e 293 mulheres, disse a mesma fonte.
Além disso, 34 mortes foram registadas entre emigrantes desde o início de 2021, enquanto 160 foram dados como desaparecidos, informou a OIM.
Lembrou que, em 2020, cerca de 11 mil 891 emigrantes foram trazidos de volta à Líbia, quando andavam a deriva no Mediterrâneo.
Durante o mesmo período, assinalou, 381 pereceram e 597 foram dados como desaparecidos, nesta extensão de água salgada.
-0- PANA BY/JSG/MAR /DD 10março2021