Trípoli, Líbia (PANA) - Mais de 100 imigrantes ilegais da Líbia e Tunísia chegaram à ilha de Lampedusa, na Itália, anunciaram segunda-feira, os jornais líbios ilustrando um aumento do fluxo das operações de migração ilegal no Mediterrâneo graças à melhoria das condições climáticas com a instalação do verão.
As mesmas fontes indicaram segunda-feira que dois novos lotes de cerca de 100 imigrantes ilegais chegaram a Lampedusa, na noite de domingo, e foram resgatados por patrulheiros de segurança, indicando que um dos dois grupos chegou da Tunísia e o segundo da Líbia.
Fontes de segurança concluíram que o número de imigrantes acolhidos no centro de recepção de Lampedusa é próximo de 700 migrantes, aos quais se acrescentam 100 outros, enquanto 520 migrantes foram transferidos para outras instalações durante a noite.
País de destino e de trânsito para a emigração ilegal na Europa, a Líbia está confrontada, nos últimos anos, com um fluxo significativo de migrantes ilegais estimado em mais de um milhão de pessoas que aguardam a oportunidade para atravessar o Mediterrâneo até a Europa.
O fenómeno da imigração ilegal proveniente da Líbia é uma fonte de preocupação para os europeus, em particlar os italianos, cujos esforços se intensificaram nos últimos dias para reduzir este fenómeno.
Responsáveis do Governo italiano discutiram recentemente a questão com o Governo de Unidade Nacional líbio para coordenar o combate ao fenómeno.
-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 27julho2020