Agência Panafricana de Notícias

100 cidadãos da CEDEAO concluem em Dakar formação sobre modelo T21

Dakar, Senegal (PANA) – Cerca de 100 peritos em planificação provenientes dos 15 países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e das organizações intergovernamentais da região concluíram sexta-feira, na capital senegalesa, Dakar, uma formação de duas semanas sobre a modelização em dinâmica dos sistemas ou modelos T21.

Iniciado a 07 de fevereiro corrente, este ateliê regional de reforço de capacidades tinha como objetivos dar aos participantes uma visão do Programa Comunitário de Desenvolvimento (PCD), discutir os desafios de implementação do programa em cada Estado-membro, introduzir e trocar ideias com os participantes sobre os conceitos básicos de planificação, utilizar e discutir a pertinência do modelo T21 como instrumento de modelização em dinâmica dos sistemas.

Este encontro permitiu aos participantes efetuar trabalhos sobre os conceitos de planificação estratégica e os diversos instrumentos de avaliação, os objetivos estratégicos e as alterações macroeonómicas.

Tirando as conclusões dos diferentes trabalhos durante a cerimónia de encerramento, o coordenador do PCD, o Ivoiriense Hervé Lohoues, indicou a necessidade de implicar mais ainda o setor privado no processo de desenvolvimento da sub-região e sublinhou a pertinência do PCD cuja visão revela as principais preocupações das visões nacionais.

Defendeu também a necessidade de se prestar mais atenção aos procedimentos e às práticas de avaliação, à mobilização da poupança interna na sub-região como a primeira resposta à problemática de financiamento antes de solicitar a poupança externa.

De acordo com ele, o modelo T21 é um instrumento que permite fazer a planificação a longo prazo.

"Quando se quer fazer a planificação nos próximos anos, não basta dizer, por exemplo, que se vai construir uma estrada. É preciso também saber que esta estrada vai render mais e quanto éque vai custar. É preciso também justificar a escolha desta estrada. É o modelo T21 que nós permite fazer isso", prosseguiu.

Segundo ele, o Senegal e o Mali foram os precursores do uso deste modelo no seio da CEDEAO.

-0- PANA COU/JSG/CJB/IZ 19fev2011