100 capacetes azuis recebem medalha das Nações Unidas no Mali
Bamako, Mali (PANA) – Cem capacetes azuis militares e policiais da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) foram condecorados, esta semana, em Bamako, com a Medalha das Nações Unidas.
Segundo um comunicado da missão onusina transmitido esta quinta-feira à PANA, em Bamako, a condecoração decorreu, a 16 deste mês, no termo de um ano de serviço.
O ato "simboliza o reconhecimento pela organização universal da contribuição destas mulheres e destes homens para a estabilização do Mali", acrescenta o comunicado.
Os capacetes azuis condecorados pertencem aos contingentes militares e policiais da Alemanha, da Inglaterra, da Áustria, da Bélgica, do Bangladeche, da Bósnia-Herzegovina, do Burkina Faso, do Canadá, da Dinamarca, do Egito, de El Salvador, da Espanha e dos Estados Unidos.
Militares e polícias da Finlândia, de França, do Gana, da Guatemala, da Guiné-Conakry, da Indonésia, de Itália, do Japão, da Jordânia, do Quénia, da Mauritânia, da Nigéria, da Noruega, do Nepal, do Paquistão, dos Países Baixos, do Senegal, da Serra Leoa, da Suécia, da Letónia e da Tunísia fazem igualmente parte dos laureados.
O efetivo da MINUSMA está estimado em mais de 13 mil soldados e quase dois mil polícias, repartidos entre o norte e o centro do Mali, alvos de ataques terroristas frequentes desde 2012, início da crise de segurança neste país, e recentemente palco de conflitos intercomunitários mortíferos.
-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 18abril2019