100 bandidos armados mortos em confrontos com Exército no norte da Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) - Cem bandidos morreram e 148 outros ficaram presos nos últimos dois meses em diferentes partes do noroeste da Nigéria, anunciaram no fim de semana as Forças Armadas Nigerianas.
O diretor interino de relações públicas do Exército, o brigadeiro Benard Onyeuko, declarou a repórteres, no Estado de Katsina (norte) que os 1'00 bandidos armados foram mortos em operações de perseguição e salvamento, lançadas por tropas da Operação Sahel Sanity, entre 1 de julho e 4 de setembro corrente.
As mesmas operações permitira resgatar 107 vítimas de rapto, segundo o brigadeiro Onyeuko.
Disse também que as tropas tinham detido 315 mineiros armados ilegais, bem como 20 informadores e colaboradores dos bandidos, bem como seis pistoleiros, 13 traficantes de gado roubado e 32 fornecedores da logística aos bandidos.
O porta-voz militar mencionou ainda a recuperação de três mil 984 vacas, mil 627 ovelhas, carneiros e três camelos.
Revelou igualmente a descoberta de um grande paiol de armas e munições, incluindo 43 espingardas de tipo AK47, uma GPMG e 100 armas dinamarquesas, entre outro material bélico.
Segundo ele, 81 campos de bandidos, incluindo o famoso Triângulo de Dangote e suas bases logísticas, foram destruídos pelas tropas nigerianas.
Setenta e quatro ataques de bandidos e 54 raptos foram frustrados durante referido ño relatório.
Explicou que missão do Exército consistiu em apoiar a Operação Hadarin Daji cujo objetivo é travar atividades de bandidos armados, de ladrões de gado, de raptores e de outros criminosos na região.
-0- PANA MON/VAO/ASA/BEH/DIM/DD 06set2020