Bamako, Mali (PANA) - Noventa e nove Malianos refugiados em Trípoli, a capital da Líbia, acabam de ser repatriados, soube a PANA de fonte oficial em Bamako.
Segundo a mesma fonte, alguns destes indivíduos foram tirados de centros de detenção, ao passo que outros residiam simplesmente em Trípoli e nos seus arredores. Entre eles figuram várias crianças, feridos e doentes.
Quando os acolhia, o ministério dos Malianos do Exterior lembrou o seu papel que também é facilitar a sua reinserção socioeconómica.
“Após a operação de regresso, nós estamos a trabalhar com a OIM (Organização Internacional para a Migração) para os apoiarmos na sua reinserção socio-profissional”, indicou.
Ele afirmou que esta operação constitui uma das vertentes importantes na assistência dos Malianos em dificuldades na Libia e em toda parte no mundo, denunciando nessa ocasião a migração irregular cujas consequências são inestimáveis.
De 2018 até ao momento, várias centenas de Malianos da Líbia regressaram voluntariamente ao seu país, de acordo com a mesma fonte.
-0- PANA GT/IS/SOC/FK/DD 23maio2019