Agência Panafricana de Notícias

10 terroristas no Sahel neutralizados no norte do Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Dez terroristas foram neutralizados quinta-feira na localidade de Inata, no norte do Burkina Faso, pela Gendarmaria burkinabe apoiada pela operação francesa Barkhane, soube-se esta sexta-feira junto do Estado-Maior das Forças Armadas burkinabes.

"A pronta reação dos gendarmes e o apoio aéreo enviado imediatamente ao local pela operação Barkhane permitiram abater 10 terroristas e destruir 10 motos ", declarou num comunicado o Estado-Maior General das Forças Armadas do Burkina Faso.

Na noite de quarta para quinta-feiras, um destacamento da Gendarmaria Nacional, baseado em Inata, na província de Soum (norte,) foi alvo de "um ataque de grande envergadura perpetrado por um grande grupo de terroristas pesadamente armado", segundo o ministério da Segurança.

O balanço oficial deste ataque dá conta de um gendarme burkinabe abatido e de um outro ferido a nível da perna.

Os assaltantes fugiram para o vizinho Mali, logo depois de localizados pela operação Barkhane.

O dia de quinta-feira foi marcado por ataques terroristas no Burkina Faso onde pelo menos seis militares burkinabes morreram na explosão do seu carro depois de acionar uma mina em Gayeri, no leste do país.

A situação de segurança é marcada pela subida dos ataques terroristas no Burkina Faso há quase três anos.

Desde então, mais de uma centena de pessoas, das quais vários elementos das forças de defesa e segurança e civis, pereceram.

O Governo adotou um decreto relativo às medidas de apoio ao pessoal das Forças Armadas Nacionais (FAN) e aos seus dependentes em caso de ferimentos graves ou de morte no cumprimento do seu dever em missões internas de luta contra o terrorismo e a insegurança.

Sábado último, vários milhares burkinabes manifestaram-se em Ouagadougou contra o Governo, acusando-o de "laxismo" na luta contra o terrorismo, refere-se.

Um Dia Nacional de Jejum e de Orações para a Paz e Segurança realiza-se este sábado em todo o território nacional, a pedido de autoridades tradicionais e religiosas do país, anunciou o Governo.

-0- PANA NDT/TBM/FK/DD 5out2018