Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Dez soldados ivoirienses morreram quinta-feira de manhã, num ataque perpetrado contra um destacamento militar, a nordeste da Côte d'Ivoire (fronteiriço do Burkina Faso, no sul), anunciou o Governo burkinabe, num comunicado transmitido à PANA em Ouagadougou.
O posto misto Exército-Gendarmaria em Kafolo, na subprefeitura de Sikolo, no nordeste da Côte d’Ivoire, foi atacado quinta-feira, 11 de junho de 2020, por volta das três horas de madrugada, por indivíduos armados não identificados, indica o chefe do Estado Maior-Maior General das Forças Armadas, o general Lassina Doumbia.
O balanço provisório deste ataque é de 10 mortos, seis feridos e um assaltante neutralizado, indica o comunicado.
O Presidente da República, Roch Marc Christian Kaboré, e o Governo burkinabe curvam-se diante da memória dos soldados tombados no campo de batalha, apresentando as suas sentidas condolências às famílias das vítimas e desejando rápidas melhoras aos feridos, lê-se na nota.
Inquéritos estão em curso para determinarem a natureza, as circunstâncias e o balanço definitivo deste ataque”, segundo a mesma fonte.
Porém, prossegue o comunicado, medidas urgentes foram tomadas na zona, nomeadamente a colocação, em estado de alerta, de todas as tropas, bem como uma operação de patrulha na zona, com vista a deterem os assaltantes.
O Presidente da República e o Governo tranquilizam as populações que todas as disposições foram tomadas para a segurança da província, assegura o comunicado.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/FK/DD 11junho2020