10 soldados burkinabes dados como desaparecidos após ataque terrorista
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Dez soldados burkinabes são dados como desaparecidos desde os combates da semana passada entre uma patrulha mista das forças governamentais e um grupo de indivíduos armados, nas proximidades da aldeia de Sabere-Soro, em Toéni, província de Souro, no noroeste do país.
Um comunicado do Exército distribuído segunda-feira dá conta igualmente da morte de "vários terroristas" durante os confrontos.
A 20 de dezembro de 2021, as Forças Armadas Nacionais garantiram uma escolta terrestre de víveres a favor das populações de Mansila (província de Yagha, região do Sahel).
No seu regresso dessa missão, um engenho explosivo improvisado explodiu à passagem de uma moto da caravana, causando a morte de um soldado.
No mesmo dia, um outro engenho explosivo foi descoberto e destruído pelo destacamento de Djibasso durante uma missão de reconhecimento. na província de Kossi, também no noroeste do país.
No dia seguinte, unidades do mesmo Agrupamento foram enviadas à zona de You (província de Loroum, no norte), após o ataque perpetrado contra Voluntários para a Defesa da Pátrtia (VDP) e civis.
A 24 de dezembro de 2021, um veículo de uma patrulha explodiu depois de acionar um outro engenho improvisado, entre Djibo e Bourzanga, no Sahel, fazendo dois mortos entre os militares e quatro outros feridos.
Dois dias depois, indivíduos armados saquearam a Brigada da Gendarmaria de Seytenga (província de Séno, região do Sahel), causando importantes danos materiais.
Foram enviados reforços à zona para localizar os assaltantes, de acordo ainda com o Exército burkinabe.
-0- PANA TNDD/IS/FK/IZ 27dez2021