Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Pelo menos 10 supostos terroristas foram abatidos, esta terça-feira à madrugada, em dois ataques perpetrados contra os destacamentos militares de Banh (norte) e de Toéni (noroeste) do Burkina Faso, soube a PANA de fontes de segurança locais.
Os assaltos foram simultâneos contra os destacamentos de Banh e de Toeni, culminando na morte dos 10 presumíveis terroristas, precisou uma das fontes que pediu o anonimato, acrescentando que as forças governamentais perderam três homens.
Estes ataques também fizeram vários feridos no seio das forças de defesa e segurança burkinabes.
A situação de segurança está a deteriorar-se, de dia para dia, no Burkina Faso, obrigando várias chancelarias ocidentais a pedir aos seus cidadãos que evitem deslocar-se a este país da África do Ocidental e do Sahel.
No domingo passado, 14 pessoas das quais várias crianças morreram num ataque contra uma igreja no leste do país, lembre-se.
Desde 2015, mais de 700 pessoas foram mortas em ataques territoristas, enquanto quase 500 mil outros foram obrigadas a abandonar as suas aldeias.
Estes deslocados internos estão confrontados, desde então, com uma crise alimentar, segundo as Organizações não Governamentais que operam no país.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/IZ 03dez2019