10 pessoas detidas por tráfico de droga no Benin
Cotonou, Benin (PANA) - Dez pessoas foram detidas, segunda-feira, no Aeroporto de Cotonou, com 10 quilos de heroína, na sua posse, proveniente da África do Sul, anunciou o procurador especial do Tribunal de Repressão de Ofensas Económicas e Terrorismo (CRIET), Mario Metonou.
Na última terça-feira, Touré Abdel Kader chegou a Cotonou uma hora antes pelo aeroporto foi detido no distrito de Tokplégbé, em companhia de outras três pessoas, pelo Escritório Central de Repressão ao Tráfico Ilícito de Drogas e Precursores (OCERTID), revelou o procurador.
Precisou que a pessoa carregava uma mala destinada a um certo Maduka Okey quando foi preso.
A busca nesta mala revelou sete pacotes de pó branco, escondidos em várias paredes, dum peso total de 10 quilos que, depois de analisados, concluiu-se de que são heroína.
Segundo vários elementos de prova recolhidos, Touré e Maduka, que confessaram os factos, beneficiaram da cumplicidade de agentes de polícia e da água e floresta, afetos à segurança do aeroporto internacional de Cotonou.
Estes funcionários, precisamente seis, também presos, desertaram curiosamente os seus postos de trabalho quando aterrou o voo com que Touré chegou ao Benin.
O destinatário final do produto e outros membros do que parece ser uma rede organizada foram identificados e são objeto de investigação criminal ativa, tranquilizou o procurador.
-0- PANA IT/JSG/MAR/DD 19outubro2021