Agência Panafricana de Notícias

10 mortos na retomada de confrontos intertribais no sul da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Dez pessoas morreram e 12 outras ficaram feridas na retomada dos confrontos entre tribos Toubou e Zuei na cidade de Koufra, no sul da Líbia, segundo uma fonte de segurança.

As zonas no norte da cidade de Koufra, foram palco, domingo último, dum ataque por grupos armados, suspeitos de pertencer aos Toubous, indicou um porta-voz da Direção Nacional da Segurança da cidade, Mohamed Khalil.

Khalil acrescentou que o número de pessoas que morreram no campo da tribo Zuei, durante os confrontos, atingiram 10 incluindo uma criança e 12 outras feridas.

Os combates entre as duas tribos começaram a 12 de fevereiro de 2014, após a acusação proferida pela Tribu Zuei, árabe, contra a tribo Toubou, dos negros, de atacar a cidade de Koufra, apoiada por « mercenários do Tchad », mas o Toubous afirmam que são eles que são objeto de ataques, e falaram de « genocídio », pedindo às Nações Unidas para intervir.

Os Toubous são um grupo étnico residente no norte e no oeste do Tchad e em torno das montanhas de Tibesti, e no sul da Líbia, bem como no noroeste do Sudão e do Níger, enquanto os Zueis são uma tribo de origem árabe, que reside no sul da Líbia há quase mil anos.

-0- PANA BY/TBM/FK/IZ 21set2015