10 mortos em incêndio de fábrica de gás no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) – Vinte e três pessoas morreram e mais de 130 outras ficaram gravemente feridas durante o incêndio ocorrido terça-feira numa fábrica de cerámica em Cartum, durante um descarregamento de gás.
Segundo um comunicado do Conselho de Ministros, trayta-se de um "enorme incêndio” ocorrido na fábrica de Salomay, no subúrbio norte de Cartum, a alguns quilómetros do centro desta cidade.
O comunicado revelou que os feridos foram encaminhados rapidamente para cinco hospitais circundantes.
Por sua cvez, o ministério da Saúde mobilizou recursos para fazer face à situação de emergência, apelando às populações para doar sangue com vista a responder à necessidade crescente de transfusão sanguínea.
Sublinhou que altos funcionários, dos quais o ministro da Indústria e o governador do Estado de Cartum, deslocaram-se ao local do sinistro para ajudarem a coordenar os esforços e consolarem as pessoas afetadas.
O incidente seguiu-se a uma explosão ocorrida no mesmo momento, durante o descarregamento de gás em depósitos subterrâneos, no interior da fábrica”.
Também se deveu à falta de condições de armazenamento adequado, e ao fogo, segundo o comunicado.
Revelou que a fábrica ficou completamente destruída pelo incêndio.
O Conselho de Ministros endereçou as suas condolências às famílias, aos próximos e aos amigos das pessoas mortas durante o incêndio, desejando rápidas melhoras aos feridos, segundo o comunicado.
Um inquérito foi aberto para determinar as causas do sucedido e ajudar a prevenir “outros incidentes similares deploráveis no futuro”, lê-se no comunicado.
-0- PANA MO/RA/ASA/IS/SOC/MAR/DD 04dez2019