Agência Panafricana de Notícias

10 migrantes clandestinos tunisinos socorridos ao largo da ilha tunisina de Djerba

Túnis, Tunísia (PANA) – Dez emigrantes clandestinos tunisinos, dos quais uma criança de oito anos, foram socorridos sábado último a noite a 150 quilómetros ao largo da ilha de Djerba, no sudeste da Tunísia, quando a embarcação em que se encontravam naufragavam no Mar Mediterrâneo, anunciou o porta-voz do Ministério tunisino da Defesa, Belhassan Oueslati.

Os mesmos tentavam emigrar clandestinamente para a Itália mas as coisas não deram certas, informou Ouelasti.

A intervenção da Marinha Tunisina seguiu-se a informações sobre a presença duma embarcação que transportava vários cidadãos tunisinos no quadro duma emigração clandestina e que estava a naufragar no Mediterrâneo. Foi então que uma unidade da Marinha foi enviada ao local para os socorrer, acrescentou.

Eles foram depois transportados para o porto de Jarziz, na Tunísia.

As autoridades tunisinas e italianas receiam o recrudescimento das ondas migratórias atendendo à melhoria das condições climáticas da primavera depois de terem registado uma diminuição considerável durante o inverno, assinala-se.

A migração clandestina ganhou particularmente jovens tunisinos nos últimos anos, devido a condições de vida difíceis ligadas ao desemprego.

Com efeito, o número de desempregados atingiu, durante o quarto trimestre de 2017, mais de 630 mil pessoas, ou seja 15 porcento da população ativa, indicou recentemente a Primatura.

-0- PANA YY/IN/TBM/IBA/FK/DD 12março2018