Tripoli, Líbia (PANA) - Dez corpos não identificados foram exumados domingo de uma nova vala comum descoberta na área de um projeto agrícola, perto da cidade de Tarhouna, cerca de 80 quilómetros a sul de Tripoli, anunciou a Autoridade de Busca Geral e Identificação de Desaparecidos (ABGID).
A vala comum foi descoberta sábado, no quadro das operações de busca e exploração na cidade levadas a cabo por equipas da ABGID.
Essas equipas continuam à procura de valas comuns na cidade de Tarhouna, desde o fim da guerra de Tripoli, em junho de 2020, e, até agora, várias valas comuns contendo centenas de restos mortais já foram descobertas.
Mohamed Al-Kani, chefe da milícia al-Kaniyat, controlada pelo antigo líder rebelde, marechal Khalifa Haftar, e que era procurado pelo Ministério Público por ter cometido assassinatos na cidade de Tarhouna em conexão com sepulturas coletivas descobertas na região, foi morto no final de julho, em Benghazi (leste), por homens armados.
Um relatório do Gabinete do procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) concluiu que as milícias al-Kaniyat "cometeram crimes graves, incluindo assassinatos, sequestros e desaparecimentos forçados".
-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 09agosto2021