Agência Panafricana de Notícias

10 chefes de Estado e de Governo da CEEAC esperados na RDC

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- Dez chefes de Estado e de Governo membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) são aguardados sábado em Kinshasa para participar na 14ª Cimeira Ordinária desta comunidade, presidida pelo Presidente congolês, Joseph Kabila.
Esta Cimeira da CEEAC que agrupa o Burundi, os Camarões, a República Centroafricana, o Gabão, Angola, o Congo-Brazzaville, a RD Congo, São Tomé e Principe e o Tchad vai abordar as consequências da crise financeira e económica internacional na sub-região.
A agenda da reunião justifica a presença dos governadores dos Bancos Centrais dos países membros da CEEAC bem como o do Banco Africano de Desenbvolvimento (BAD).
A Cimeira vai igualmente debater o problema das expulsões organizadas por alguns países-membros sem respeitar as disposições das convenções internacionais sobre a matéria.
Os chefes de Estado e de Governo da CEEAC abordarão igualmente a questão das mudanças climáticas, sabendo-se que, em África, a RDC constitui a segunda reserva florestal mundial.
Quarta-feira, o ministro congolês da Cooperação Internaconal e Regional e presidente em exercício do Conselho de Ministros da CEEAC, Raymond Tshibanda, procedeu à abertura dos trabalhos da sessão ministerial da CEEAC preparatória à conferência cimeira de sábado.