Agência Panafricana de Notícias

10 chefes de Estado africanos no cinquentenário da independência do Benin

Cotonou- Benin (PANA) -- Pelo menos 10 chefes de Estado africanos e várias delegações assistem este domingo à celebração do 50º aniversário da independência do Benin que decorre em Porto Novo, capital constitucional do Benin.
Os Presidentes Laurent Gbagbo da Côte d'Ivoire, Idriss Déby Itno do Tchad, François Bozizé da República Centroafricana, Sassou Nguesso do Congo, Ali Ben Bongo do Gabão, Blaise Compaoré do Burkina Faso, Abdoulaye Wade do Senegal, Amadou Toumani Touré do Mali, Teodoro Obiang Nguema da Guiné Equatorial e Goodluck Jonathan da Nigéria, estão entre os presentes em Porto Novo.
Por seu turno, os chefes de Estado Faure Gnassingbé do Togo, John Atta Mills do Gana e Muamar Kadafi da Líbia que eram anunciados acabaram por não se deslocar a Porto Novo onde estão igualmente várias delegações das quais as dos Camarões, do Kuweit e do Togo.
Os contingentes das Forças Armadas de 10 países dos quais França, Congo, Gana, Togo, Burkina Faso e Senegal desfilaram ao lado das tropas beninenses.
O Benin (ex-Dahomey), antiga colónia francesa, tornou-se independente a 1 de Agosto de 1960 com Hubert Koutoukou Maga como primeiro Presidente.
Dirigido desde 6 de Abril de 2006 por Boni Yayi, o Benin registou 12 Presidentes até agora dos quais o penúltimo foi Mathieu Kékérou que totalizou 28 anos de poder.