10 candidatos inscritos para eleições presidenciais na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Setecentos e vinte um candidatos enviaram os seus processos para as eleições legislativas na Líbia e 10 para as presidenciais de 24 de dezembro próximo, anunciou a Alta Comissão Nacional Eleitoral.
Numa publicação no seu website, a Comissão Nacional Eleitoral afirmou que “721 candidatos do sexo masculino e feminino apresentaram as suas candidaturas às próximas eleições legislativas, em todos os distritos eleitorais”, segundo as últimas estatísticas divulgadas terça-feira.
De acordo com a mesma fonte, o terceiro círculo eleitoral encontra-se no topo da lista dos distritos mais registados, com 113 candidaturas para as legislativas, incluindo 15 apresentadas por mulheres, enquanto o quinto e o sétimo círculos chegaram ao fim da lista com 29 candidaturas cada.
Além disso, o diretor do Centro de Imprensa da Comissão Nacional Eleitoral, Sami Al-Cherif, disse à Agência Líbia de Notícias (LANA) que o número de candidatos presidenciais, cujos processos foram recebidos, já atingiu 10.
Indicou que a lista de candidatos presidenciais incluia, até terça-feira ao meio-dia, nomes como Abdelhakim Ali Bayou, Seif al-Islam Muamar Kadafi (filho de Muamar Kadafi, ex-líder líder líbio derrubado em agosto de 2011 por uma revolução popular, depois de 42 anos de poder sem partilha), Assaad Mohsen Zhio, Faydan Ayad Hamza, Sanoussi Abdessalam al-Sanoussi, Mohamed Ahmad Al-Mazoughi, Abdallah Ahmed Naker, Fathi Hamad Ben Chatwan, Khalifa Belgacem Haftar (ex-autoproclamado comandante do Exército Nacional Líbio) e Abdelhakim Daou Zamouna.
O Alto Comissariado Nacional Eleitoral anunciou que os processos de 601 candidatos às legislativas foram enviados ao procurador-geral da República, à Agência de Investigação Criminal e à Direção-Geral de Passaportes e Nacionalidade.
Eleições presidenciais na Líbia estão agendadas para 24 de dezembro próximo, ao passo que as legislativas decorrerão dois meses depois com base nas leis eleitorais aprovadas pelo Parlamento.
Mas estas leis, são consensuais, têm suscitado a oposição de uma grande franja de líbios que exigem uma revisão das mesmas is para garantir a realização de eleições inclusivas cujos resultados sejam aceites por todos.
-0- PANA BY/IS/SOC/MAR/DD 17novembro2021