Agência Panafricana de Notícias

10 candidatos concorrem à presidência do Parlamento líbio

Tripoli, Líbia (PANA) – Dez candidatos concorrem esta terça-feira à presidência do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento), a mais alta autoridade política da Líbia, para suceder ao presidente demissionário, Mohamed al-Megréyef.

Os candidatos tinham até segunda-feira para se manifestar.

O presidente do CNG será eleito por maioria simples, podendo organizar-se uma segunda volta em caso de necessidade de desempatar os dois candidatos mais votados na primeira volta.

O posto de presidente do Parlamento está vago desde a demissão de Mohamed al-Megréyef, a 28 de maio último, no quadro da aplicação da lei sobre a exclusão política que afasta todos os responsáveis que trabalharam com o antigo regime deposto de Muamar Kadafi.

Segundo esta lei, qualquer cidadão líbio que ocupou um posto de responsabilidade sob o regime de Kadafi será excluído durante 10 anos de todos os cargos públicos na nova Líbia.

O antigo presidente do CNG trabalhou como chefe do escritório da Contabilidade, com a categoria de ministro, em 1972, como embaixador da Líbia na Índia, em 1980, antes de desistir e ficar durante mais de 22 anos como opositor no exílio.

-0- PANA AD/IN/JSG/CJB/IZ 25junho2013