Tripoli, Líbia (PANA) - Mil 965 cidadãos líbios regressaram ao seu país pelo posto fronteiriço terrestre de Ras Jedir, comum com a Tunísia, entre 18 e 25 de maio corrente, no âmbito do repatriamento de cidadãos líbios retidos no estrangeiro, anunciou terça-feira fonte oficial.
Segundo o diretor do Gabinete Internacional de Vigilância Sanitária, no posto fronteiriço, Mokhtar al-Mansour, o número total de cidadãos líbios que atravessaram a fronteira terrestre, no primeiro dia do Aïd el Fitr (24 de Maio) atingiu os 616.
Enquanto isso, 183 cidadãos "entraram no segundo dia", acrescentou al-Mansouri, citado num comunicado do Gabinete das Mídia e documentação do Centro Nacional Líbio de luta contra as doenças.
Salientou que havia uma coordenação prévia com o lado tunisino, assegurando que todos os cidadãos fossem sujeitos a procedimentos de provarem ter completado o período de quarentena e às análises para provar que estão livres do coronavírus antes de entrarem na Líbia através do posto fronteiriço.
O Centro Nacional de Luta contra as Doenças registou segunda-feira um único caso de coronavírus da Tunísia e as equipas de vigilância e investigação do centro acompanharam as pessoas em contacto direto com o caso e se asseguraram que estas estavam livres do vírus.
A Líbia registou, até agora, 75 casos de infeção confirmados por coronavírus, incluindo 39 recuperações e três óbitos.
-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 27maio 2020