Agência Panafricana de Notícias

1,5 milhão de crianças morrem por ano no mundo devido a doenças evitáveis, diz UE

Bruxelas, Bélgica (PANA) – «Pelo menos um milhão e 500 mil crianças morrem no mundo anualmente devido a doenças que poderiam ser evitadas graças a uma simples vacina », declarou terça-feira em Bruxelas o presidente da Comissão da União Europeia, Manuel Durão Barroso.

Durão Barroso fez estes pronunciamentos durante uma reunião organizada conjuntamente pela Comissão Europeia e pela Organização Não Governamental (ONG) GAVI para a mobilização de fundos para financiar uma vasta campanha de imunização das crianças em África e noutras zonas no mundo.

Durante este encontro, decorrido sob o lema « Investir Juntos para um Futuro em Boa Saúde », o presidente Manuel Durão Barroso anunciou a concessão pela UE à GAVI duma soma de 25 milhões de euros por ano durante o período 2014-2020 para financiar campanhas de vacinação em África e noutras zonas no mundo.

No passado, referiu-se, a UE consagrava anualmente 10 milhões de euros a estes programas nos países pobres.

GAVI (Aliança Mundial para as Vacinas e a Vacinação) é uma ONG cujo objetivo é salvar a vida das crianças e proteger a saúde das populações ao alargar o acesso à imunização nos países de África e no mundo.

O Presidente etíope, Mulatu Teshome, participou neste encontro, indica-se.

-0- PANA AK/JSG/FK/DD 20maio2014