Agência Panafricana de Notícias

$ 6,5 milhões roubados à mão armada em banco no sul da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Homens não identificados roubaram sete milhões de dinares líbios (cerca de seis milhões de dólares americanos) num assalto à mão armada, segunda-feira à noite, contra a sucursal do Sahara Bank de Sebha, a 800 quilómetros a sul da capital líbia, Tripoli.

Os ladrões despareceram para parte incerta, segundo fontes de segurança que anunciaram a abertura de um inquérito mas sem dar pormenores sobre o modo operatório dos assaltantes.

A cidade de Sebha foi, durante o último período de combates, palco de raptos, crimes e assassinatos para além do roubo à mão armada de alguns bens e propriedades privados.

Peritos explicaram a frequência elevada dos assaltos à mão armada, dos raptos e da extorsão financeira por grupos extremistas na Líbia pela sua preocupação de encontrar uma fonte de financiamento das suas atividades.

Benghazi e outras cidades líbias registaram, no passado, raptos de empresários e responsávies que foram depois transferidos para a cidade de Derna (leste) controlada pelos extremistas e pelos grupos radicais para serem trocados contra quantidades colossais de dinheiro.

-0- PANA BY/BEH/FK 24março2015