Agência Panafricana de Notícias

Ébola faz 13 mortos na República Democrática do Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A epidemia da Doença do Vírus de Ébola (DVE) fez 13 mortos dos 24 casos registados na República Democrática do Congo (RDC), confirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS), citando uma informação do Ministério congolês da Saúde.

Segundo a mesma informação, diz a OMS, o caso de referência é uma mulher grávida da aldeia de Ikanamongo que teve contacto com um animal abatido pelo seu marido.

Ela dirigiu-se a um centro de saúde privado da aldeia de Isaka, depois de apresentar sintomas de DVE, onde viria a falecer a 11 de agosto corrente de uma febre hemorrágica não identificada.

Os costumes locais e os ritos funerários provocaram uma contaminação de vários membros do pessoal de saúde que apresentaram sintomas similares na semana seguinte.

"Entre 28 de julho e 18 de agosto, um total de 24 casos suspeitos de febre hemorrágica, dos quais 13 mortos, foram identificados", anunciou a OMS num comunicado.

Segundo este comunicado, a transmissão do vírus de homem para homem foi confirmada e inclui o pessoal de saúde que teve contactos com a mulher grávida falecida durante uma operação (um médico e duas enfermeiras) além de um assistente e um contínuo, que apresentaram todos os mesmos sintomas e faleceram.

A OMS revelou que outros mortos foram registados entre os parentes da vítima do caso de referência, pessoas em contacto com o pessoal do hospital e os que manipularam os corpos das pessoas falecidas durante o funeral.

Os 11 outros casos estão atualmente a ser tratados em centros de isolamento, indica-se.

A OMS declarou que foram enviadas amostras para laboratórios em Kinshasa e no Gabão para a confirmação da DVE e a identificação da sua estirpe.

Contudo, precisa a OMS, o caso de referência e os 80 contactos não se deslocaram ou frequentaram pessoas provenientes dos países da África Ocidental onde grassa uma epidemia da DVE (Guiné-Conakry, Libéria, Nigéria, Serra Leoa).

"Por enquanto, pensa-se que a epidemia na RD Congo nada tem a ver com a da África Ocidental", assegura a OMS.

A DVE já fez mil e 427 casos naqueles quatro países da África Ocidental desde dezembro de 2013.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/IZ 28ago2014