Agência Panafricana de Notícias

Árbitros de basquetebol ameaçam greve em Angola por atrasados de prémios

Luanda, Angola (PANA) - Os árbitros de basquetebol em Angola ameaçaram suspender as suas funções, na temporada 2011/2012, se a Federação Angolana da modalidade (FAB) não pagar os seus prémios referentes à época anterior, anunciou quinta-feira a Agência Angola Press (Angop).

Citando o porta-voz da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA), António Camama, a Angop indica entretanto que os árbitros prometeram participar na Supertaça "Vlademiro Romero" a ser disputada sexta-feira, na província central do Huambo.

Camama disse que, apesar da dívida, cujo valor não precisou, os árbitros vão apitar este jogo referente à abertura da época basquebolística no país, por acharem que a província organizadora já fez gastos para realização da partida.

Outra razão que também pesou nesta exceção feita à Supertaça, segundo ainda António Camama, é o facto de o jogo ser disputado numa data histórica para o país, o 11 de novembro (dia da independência nacional).

Quanto ao Campeonato Nacional, com início previsto para dia 18 deste mês, os árbitros só apitarão depois de receberem os prémios da temporada passada, disse.

Angola possui 150 árbitros e juízes dos quais seis internacionais, e a ANJBA, liderada por Carlos Júlio, tem como objetivo unir a classe e defender os seus direitos.

No princípio da época 2010/2011, os árbitros também recusaram apitar pelo mesmo motivo.

-0- PANA ANGOP/NEP/FN/IZ