África regista queda nas taxas de infeção da covid-19
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - Os países africanos registaram uma baixa de 30 por cento no número de novas infeções da covid-19, só na semana passada, com um milhão e 100 mil casos relatados desde 14 de fevereiro, revelou quinta-feira o Centro Africano para o Controlo das Doenças (CDC África).
O diretor do CDC África, John Nkengasong, declarou que os países africanos começaram a ver uma "ligeira mudança na curva" para controlar a pandemia depois de vários meses.
“Temos uma ligeira queda de 30 por cento, em África. Estamos a achatar a curva. Vimos que as nossas campanhas como o distanciamento físico, o uso de máscaras, os testes e a rastreabilidade de contactos começam a dar frutos”, declarou Nkengasong a jornalistas quinta-feira.
Os países africanos registaram 72 mil novos casos de doença coronavírus durante a semana, atingindo um milhão e 100 mil casos, com pelo menos 26 mil pessoas mortas da doença, segundo o CDC África.
Pelo menos 870 mil pessoas recuperaram da doença, no continente, ou cerca de 76 por cento das que contraíram o vírus, de acordo com o CDC.
As 26 mil vítimas mortais da doença representam uma taxa de mortalidade de 2,3 por cento, declarou Nkengasong.
Sublinhou que o fraco número de mortes da pandemia do coronavírus, em África, foi confirmado e verificado.
A acrescentou que o seu organismo estava inicialmente reticente em comentar sobre a possibilidade do baixo número de mortes ocorridas, em África, temendo que haja outros casos de mortes na comunidade que acontecem em instalações não hospitalares.
"Ainda não sabemos o nível de exposição ao vírus. Vamos levar a cabo uma investigação para determinar a amplitude da propagação do vírus", declarou Nkengasong.
-0- PANA AO/VAO/ASA/BEH/MAR/IZ 21agosto2020