África precisa de $ 600 biliões para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Marraquexe, Marrocos (PANA) – África precisa anualmente de quase 600 biliões de dólares americanos para realizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, declarou, esta quarta-feira em Marraquexe, a secretária executiva adjunta da Comissão Económica para África (CEA), Giovan Biha.
"No que diz respeito ao reforço dos meios de execução e das parcerias para o desenvolvimento sustentável, África precisa anualmente de quase 600 biliões de dólares americanos até 2030 para financiar objetivos de desenvolvimento sustentável”, declarou quarta-feira Biha quando presidia à abertura do V Fórum Regional Africano sobre o Desenvolvimento Sustentável (FRADD), iniciado, no mesmo dia.
Esta necessidade de financiamento surge num contexto caraterizado por uma margem de manobra orçamental reduzida, por um rácio receitas fiscais e receitas públicas – PIB (Produto Interno Bruto) fraco e por uma dívida crescente.
Também caraterizam este contexto um crescimento fraco na maioria dos países, fluxos financeiros e de transferências tecnológicas para o desenvolvimento limitados, uma fraca participação do setor privado e um défice de dados e de meios para acompanhar indicadores, entre outros desafios.
Iniciado esta quarta-feira, sob o lema "Autonomizar as Populações e Garantir a Inclusão e Igualdade”, o V Fórum Regional Africano sobre o Desenvolvimento Sustentável é organizado pela CEA, em colaboração com organizações regionais e o Sistema das Nações Unidas.
O seu objetivo é fazer progredir o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável do Programa de 2030 e das metas fixadas na Agenda de 2063 de África.
-0- PANA IT/IS/FK/DD 17abril2019