Cotonou, Benin (PANA) - África mostrou-se capaz de fazer face a esta crise e pronta para ultrapassar desafios, declarou o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed.
O chefe do Governo etíope fez esta declaração quando presidia, segunda-feira, à 53.ª conferência online dos ministros africanos da Economia e do Planeamento e do Desenvolvimento Económico, em Addis-Abeba.
O encontro decorreu sob lema “Industrialização Sustentável e Diversificação de África na Era do Digital no Contexto da Covid-19.”
Durante a conferência, vários painéis e mesas redondas de alto nível foram abordos temas relativos nomeadamente ao crescimento sustentável na era do digital pós-covid-19, à gestão da dívida e de financiamentos inovadores para a viabilidade orçamental, ao papel do setor privado.
Uma mesa redonda devia determinar se África está pronta para financiar a sua própria vacina, durante a mesma conferência, organizada pela Comissão Económica para África (CEA).
Em prelúdio a este fórum, um encontro preparatório de peritos decorrida na semana passada, na semana passada, sublinhou, entre outros, que a pandemia da covid-19 teve graves repercussões na economia de África, provocando, pela primeira vez, em mais de 20 anos, uma diminuição do seu Produto Interno Bruto ( PIB) em cerca de dois a 5,4 por cento em 202.
-0- PANA IT/JSG/SOC/FK/DD 23março2021