Harare, Zimbabwe (PANA) – A Empresa dos Aeroportos da África do Sul (ACSA) suspendeu a companhia aérea zimbabweana, Air Zimbabwe, proibindo-a de utilizar os aeroportos da África do Sul, por acumulação de dívidas de taxas aeroportuárias.
A ACSA, que explora e gere os aeroportos da África do Sul, justifica a suspensão da Air Zimbabwe pela falta de pagamento dos seus direitos de aterragem, estacionamento e passageiros.
A medida de suspensão vigora, desde terça-feira, 22 de outubro de 2019, "por incumprimento dos termos de pagamento pela utilização dos aeroportos”, indica a empresa num comunicado.
Na sua nota, a ACSA explica que informou Air Zimbabwe por carta datada de 18 de outubro de que já não está autorizada a descolar dos nove aeroportos da África do Sul e que esta interdição se manterá, enquanto os montantes devidos não forem resolvidos.
A empresa aeroportuária sul-africana deplora que tenha forçada a tomar esta decisão, e lamenta os prejuízos causados aos passageiros.
A Air Zimbabwe utiliza um único avião por falta de dinheiro e esta decisão da ACSA imobiliza completamente a companhia.
A Air Zimbabwe e a Autoridade da Aviação Civil do Zimbabwe não responderam às chamadas telefónicas e aos e-mails enviados pela PANA para obter a sua versão.
-0- PANA TZ/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 25out2019