Agência Panafricana de Notícias

África do Sul regista aumento da criminalidade após Mundial

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- Os crimes violentos aumentaram fortemente na África do Sul durante a semana que seguiu o Mundial da Federação Internacional de Futebol (FIFA) organizado no país de 11 de Junho a 11 de Julho de 2010, segundo um inquérito do jornal sul-africano "Beeld".
O jornal noticiou segunda-feira que houve um aumento dos crimes violentos, particularmente em South Gauteng (Joanesburgo, East Rand, West Rand e Vaal Triangle), Limpopo, Mpumalanga, Kwazulu-Natal e North West.
Durante o Mundial, 12 crimes violentos foram registados e 42 incidentes da mesma natureza foram assinalados de 12 de Julho até finais de Agosto último.
As primeiras indicações mostravam que o nível de criminalidade diminuiu durante a competição, indicou o jornal, citando Johan Burger, um investigador do Instituto de Estudos sobre Segurança.
O investigador, que notou "uma fraca incidência dos pequenos delitos como o roubo à mão armada e os incidentes de segurança menores", afirmou que "apenas o tempo demonstrará se a Polícia estava em condições de continuar a controlar a criminalidade como durante o Mundial".
Na semana passada, o ministro sul-africano da Polícia, Nathi Mthetwa, anunciou que "a taxa de crimes diminuiu 8,6 porcento no ano passado".
"O número de homicídios diminuiu largamente abaixo da linha dos 17 mil, comparado com os 26 mil 877 dos anos 1995 e 1996", declarou Mththwa.
O relatório anual sobre as estatísticas da criminalidade mostrou que os crimes violentos registavam uma baixa geral, com as tentativas de homicídios em diminuição de 6,1 porcento e as infrações sexuais de 4,4 porcento.
A Aliança Democrática (DA, oposição) indicou que os Sul- africanos nunca se sentiram tanto em segurança como durante o Mundial.