Agência Panafricana de Notícias

África do Sul pronta para eleições

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Os membros da equipa de observadores da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) começaram a chegar à África do Sul em previsão das eleições gerais nacionais de quarta-feira próxima.

No total, 200 observadores eleitorais da SADC devem ser desdobrados nas nove províncias do país.

Mais de 25 milhões de Sul-africanos inscreveram-se para participar neste escrutínio.

O vice-presidente da Comissão Eleitoral (IEC), Terry Tselane, anunciou, quarta-feira, que o centro nacional dos resultados das operações de voto já está operacional em Pretória.

Um total de 450 computadores e 300 linhas telefónicas foram instaladas para os jornalistas e os observadores.

As eleições começaram oficialmente na noite de quarta-feira com os primeiros boletins que foram depositados nas urnas em Nova Zelândia.

Mais de 26 mil Sud-Africanos têm o direito de voto no estrangeiro, dos quais cerca de 10 mil em Londres, no Reino Unido.

No entanto, a organização AfriForum manifestou a sua preocupação quanto ao número de assembleias de voto internacionais disponíveis para os Sul-africanos que vivem no estrangeiro.

"É frustrante ter tão poucas assembleias de voto no estrangeiro, nomeadamente nos grandes países como a Austrália, os Estados Unidos e o Canadá", afirmou a porta-voz da AfriForum, Alana Bailey.

Ela declarou que a sua organização está convencida de que as distâncias, o tempo e os custos vão dissuadir muitas pessoas de votar.

A AfriForum indicou que vai prepararas eleições de 2018 e continuar a discutir com a IEC para tentar encontrar alternativas, como o voto eletrónico, que poderá ser aplicado para os expatriados no futuro.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/CJB/TON 1maio2014