África do Sul participa na cimeira do G7 no Reino Unido
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, desloca-se esta semana ao Reino Unido para participar numa cimeira dos líderes do G7 (Grupo dos sete países mais industrializados no mundo), soube a PANA de fonte oficial.
Também foram convidadas para este fórum a Índia, a Coreia do Sul e a Austrália.
A cimeira versara sobre as vias e os meios de promover a prosperidade futura, defendendo o comércio livre e equitativo, valores comuns.
Os participantes evocará igualmente a luta contra a mudança climática e o relançamento económico após a pandemia do coronavírus (covid-19).
Ao convidar a África do Sul, o G7 demonstra interesse no papel que este país desempenhou durante o exercício da presidência rotativa da União Africana (UA), de 2020 a 2021.
Ramaphosa declarou terça-feira que a sua delegação se pronunciará sobre progressos realizados pela África do Sul já luta contra a pandemia da covid-19, "medidas que nós tomamos para o nosso relançamento nacional, o que dá resultados lentos mas regulares."
"Eu darei sinais claros de que o nosso país está a emergir dos danos causados pela pandemia. Estes sinais incluem o reforço da nossa moeda, um excedente comercial e um crescimento das atividades mineiras, dos serviços financeiros e da indústria", regozijou-se o chefe do Estado sul-africano.
Também prometeu falar das oportunidades oferecidas à "nossa população" através do plano presidencial Employment Stimulus ( incentivo ao emprego), de que beneficiaram diretamente cerca de 700 mil pessoas, desde o seu lançamento, há oito meses.
"Nós podemos igualmente dizer que progressos estão a ser feitos para uma melhor política e coesão regulamentar nos setores económicos importantes, como a energia e as telecomunicações", disse Ramaphosa.
Os países membros do G7 (sete países mais industrializados do mundo) são os Estados Unidos, o Reino Unido, o Canadá, a França, a Alemanha, a Itália e o Japão.
-0- PANA CU/VAO/NFB/JSG/SOC/FK/DD 19junho2021