Agência Panafricana de Notícias

África do Sul e Argentina renovam compromisso com agenda africana

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – A África do Sul e a Argentina manifestaram o seu compromisso com a agenda africana, durante a quarta reunião da Comissão Mista que decorreu em Buenos Aires, a capital da Argentina, quinta-feira.

Ao assumir este compromisso, os dois países reafirmaram a necessidade de reformar as instituições multilaterais, incluindo o Conselho de Segurança das Nações Unidas e as instituições de Bretton Woods, para melhor representar os interesses dos países em desenvolvimento.

Segundo as informações relativas à reunião comunicadas à PANA, os dois países manifestaram igualmente um compromisso firme a manter laços estreitos através da agenda económica multilateral.

Eles concordaram que esta colaboração, articulada na Organização Mundial do Comércio (OMC), no Grupo dos 20 (G20) e em outras numerosas instâncias, deverá ser prosseguida e consolidada.

Ambos os países declararam a intenção de trabalhar com outros países em desenvolvimento para remediar as fraquezas da primeira geração de tratados bilaterais de investimento, à luz das suas experiências e da avaliação dos custos, das vantagens e da coerência com as leis nacionais.

O ministro argentino dos Negócios Estrangeiros, Héctor Timerman, e a sua homóloga sul-africana, Maite Nkoana-Mashabane, conduziram a delegação dos seus respetivos países à reunião, que avaliou igualmente os progressos feitos na implementação dos acordos bilaterais chaves nas áreas dos direitos humanos, do comércio e do investimento, da ciência e da tecnologia, da agricultura, das artes e da cultura, dos desportos e do turismo.

-0- PANA CU/SEG/AKA/TBM/CJB/TON 02ago2013