Agência Panafricana de Notícias

África do Sul descarta organização de Jogos Olímpicos de 2020

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Comité Olímpico Sul-africano (OC) excluiu quinta-feira a sua candidatura à organização dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 por causa da recusa do Governo.

O presidente do OC, Gideon Sam, declarou que o comité apenas submeterá a sua candidatura se o Governo a apoiar e as autoridades indicaram que elas preferiam concentrar-se nas prioridades nacionais.

Rumores circularam sobre a eventual candidatura da África do Sul à organização deste mega evento desportivo após o êxito do Mundial de futebol no ano passado.

« O Governo examinou o pedido da Federação Sul-Africana dos Desportos para a organização pelo país dos Jogos Olímpicos de 2020 e decidiu que é melhor consolidar as conquistas do Mundial de 2010 a partir de agora e concentrar-se na prestação dos serviços básicos a todos os Sul-Africanos », declarou o porta-voz do Governo, Jimmy Manyi.

Durban, que acolheu uma das meias-finais do Mundial, tinha sido projetada como a cidade sul-africana mais indicada para a candidatura. Esta cidade portuária vai albergar a reunião do Comité Olímpico Internacional (COI) em julho próximo.

Até agora, apenas Roma (Itália) candidatou-se à organização dos Jogos Olímpicos de 2020.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/FK/TON 26maio2011