Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A África do Sul fez um depósito de 19 milhões de dólares americanos para garantir um lugar na Covax Facility da Organização Mundial da Saúde (OMS), com vista à obtenção da vacina contra a covid-19.
Este pagamento representa 15 por cenro do custo total de acesso às vacinas para cerca de 10 por cento da população. Esta medida garante que a África do Sul receberá a sua parte justa da vacina assim que estiver disponível.
O país falhou no prazo original para fazer o pagamento, na semana passada, e obteve uma prorrogação até esta semana.
O ministro da Saúde, Zweli Mkhize, disse que o processo reuniu o Governo, parceiros internacionais e empresas com o único propósito de fornecer cuidados de saúde de qualidade à África do Sul.
“É o que defendimos quando falamos de colaboração multissetorial e é gratificante ver este espírito colocado ao serviço do bem do nosso povo, dos Africanos e da aldeia mundial, afirmou.
O número de mortes pela covid-19, na África do Sul, é de cerca de 25 mil. No total, mais de 930 mil infeções foram identificadas e 796 mil pessoas recuperaram da doença.
-0- PANA CU/MA/BAI/IS/MAR/IZ 22dez2020