África do Sul baixa no ranking mundial da FIFA
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A equipa nacional de futebol da África do Sul, os Bafana Bafana, terminou o ano de 2021 na 68.ª posição no ranking mundial final da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para 2021, soube a PANA de fonte desportiva.
A FIFA revelou quinta-feira, que a Bélgica concluiu o ano como "nação melhor posicionada", seguida pelo Brasil, pela França, pela Inglaterra e pela Argentina.
A África do Sul posiciona-se, doravante, no 13.º lugar em África, enquanto o Senegal ocupa a primeira posição antes do Campeonato Africano das Nações (CAN) a ser disputado em janeiro próximo nos Camarões.
A África do Sul perdeu dois lugares no ranking mundial após a sua derrota contra o Gana em outubro último, que pôs termo à sua esperança de participar no Mundial de futebol.
A Federação Sul-Africana de Futebol (SAFA, sigla em inglês) busca um parecer jurídico depois de a FIFA ter rejeitado o seu recurso relativo a este controverso jogo.
O resultado (1-0) permitiu ao Gana qualificar-se para o Mundial de 2022 no Qatar, depois de terminar com igualidade de pontos com a África do Sul (13 pontos), tendo no entanto marcado mais golos.
A SAFA pediu à FIFA pediu que se abrisse um inquérito sobre o comportamento do árbitro senegalês, Maguette Ndiaye, que apitou atribuiu um um penalti vitoriosos, além de numerosas outras decisões polémicas por si tomadas a favor dos Oeste-Africanos.
A FIFA pediu que este jogo acontecesse num local neutro e que medidas fossem tomadas contra Maguette Ndiaye e seus colaboradores, designadamente Samba Malick, Camara Djibril e Gueye Daouda.
A África do Sul não conseguiu qualificar-se para um Mundial desde a edição de 2002, na Coreia do Sul e no Japão.
Porém, ela qualificou-se automaticamente enquanto nação anfitrião desta competição em 2010
-0- PANA CU/RA/BAI/IS/SOC/FK/DD 24dez2021