África do Sul acolhe II Fórum sobre Investimento em África
Joanesburgo, África do Sul (PANA) – A segunda edição do Fórum de Investimentos em África (FIA), que vai mudar os fluxos de capitais para o continente, vai decorrer de 11 a 13 de novembro de 2019, no Centro de Convenções Sandton de Joanesburgo, na África do Sul.
O Fórum, organizado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e pelos seus parceiros, é o maior mercado multidisciplinar que visa mobilizar capitais, para fazer avançar os projetos em fase negociável e acelerar o fecho financeiro das transações.
Segundo o departamento de comunicação do BAD, é imperioso resolver de maneira urgente o fosso entre os capitais disponíveis e os projetos suscetíveis de ser financiados por África.
Embora transbordando de oportunidades de investimento, o financiamento das necessidades de desenvolvimento de África exige entre 200 biliões e 1,2 triliões de dólares americanos anualmente.
Segundo dados bancários, deste montante cerca de 130 a 170 biliões de dólares americanos anuais serão necessários para as infraestruturas.
O Banco colabora com outros parceiros para o desenvolvimento multilateral e outras partes interessadas, para fazer com que o FIA se torne no trampolim essencial do continente para o investimento, que permita responder às necessidades enormes em infraestruturas e desenvolvimento.
Tal como na edição anterior, o Fórum 2019 vai agrupar promotores de projetos, fundos de pensão, fundos soberanos, investidores privados, decisores, sociedades de capital-investimento e chefes de Governo, para fazer avançar o programa de transformação económica de África.
A edição inaugural quebrou o molde do investimento em África. Apresentou 63 projetos provenientes de 24 países e de sete setores avaliados em 46 biliões e 900 mil dólares americanos.
-0- PANA VAO/ASA/IS/SOC/MAR/IZ 09out2019