Agência Panafricana de Notícias

África defende adaptação do setor do transporte a efeitos de mudança climática

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – Os promotores da conferência de Addis Abeba sob o lema : “Prioridade ao Desenvolvimento: Lutar contra os Efeitos da Mudanças Climáticas em África”, defenderam uma adaptação do setor dos transportes aos efeitos da mudança climática.

" Se o transporte em África não constitui atualmente uma fonte maior de emissão de gás com efeito de estufa, a sua importância na elaboração duma abordagem africana sobre a mudança climática não deve ser negligenciada », indicaram nos documentos básicos desta primeira conferência sobre as mudanças climáticas e desenvolvimento em África.

O continente prepara-se para registar um processo de urbanização rápida nos próximos 30 anos e, neste contexto, a procura em termos de transporte vai aumentar. Mesmo na ausência de qualquer mudança climática, o desenvolvimento do transporte é considerado como um elemento chave de consolidação da potencialidade africana e de reforço das Comunidades Económicas Regionais, explicaram peritos.

Consideraram que a mudança climática insistirá na urgência da necessidade de desenvolver este setor na hora em que as comunidades buscam adaptar-se rapidamente às circunstâncias evolutivas, mas imprevisíveis.

A obtenção dum apoio internacional para a atenuação e a adaptação à mudança climática reveste então uma grande importância para o reforço da durabilidade a longo prazo dos sistemas de transportes africanos e a minimização do seu impacto sobre a mudança climática mundial, defenderam.

-0- PANA IT/JSG/IBA/FK/DD 18out2011