Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – A Comunidade Económica da África Oriental (EAC) lançou um novo programa conjunto consagrado à segurança transfronteiriça na região.
Trata-se de um compromisso de 10 milhões de euros que representa uma riposta regional às ameaças crescentes que pairam sobre a segurança desta organização que agrupa seis países.
Com uma duração de 45 meses, o programa foi lançado quarta-feira, na sede da EAC, em Arusha, no norte da Tanzânia, e é financiado pela União Europeia (UE).
Será executado pelo Secretariado da EAC e pela Organização de Polícia Internacional (Interpol) e vem acrescentar-se a outras iniciativas desenvolvidas para estabelecer a paz e a segurança na sub-região.
O programa foi conjuntamente lançado pelo secretário-geral da EAC, Liberat Mfumukeko, e pelo embaixador da UE na Tanzânia, Manfredo Manti.
Mfumukeko saudou a parceria estabelecida de longa data entre a EAC e a UE, no domínio da paz e segurança, que desempenha um papel maior no processo de integração da África Oriental.
Precisou que a subvenção da UE se inscreve no quadro do fundo de 85 milhões de euros que a UE desembolsou a favor da organização regional para um período de cinco anos (2016-2021) destinado a apoiar diferentes iniciativas de desenvolvimento.
-0- PANA EBM/MA/NFB/JSG/FK/IZ 28nov2019