Agência Panafricana de Notícias

África Oriental analisa emigração de seus habitantes para Sul

Darr es Salam- Tanzânia (PANA) -- Uma reunião regional sobre a emigração de habitantes da África Oriental para a África Austral realizar-se-á nos próximos dias em Dar es Salaam, anunciou quinta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
São esperados neste encontro representantes dos Governos e da sociedade civil de 12 países da África Oriental e da Região dos Grandes Lagos, de acordo com o ACNUR.
Eles vão elaborar estratégias para responder, de forma eficaz, ao aumento do movimento migratório de habitantes da região para a África Austral, indicou a fonte.
Segundo o ACNUR, há cada vez mais pessoas que deixam os seus países, sobretudo no Corno de África, para escapar à violência, à perseguição, à seca e à pobreza ou ainda à combinação de todos estes fatores.
"A crise humanitária na Somália, que provocou a deslocação de varias centenas de milhares de pessoas este ano, é uma das principais causas de deslocamento na região", sublinhou a agência onusina.
O ACNUR sublinhou que refugiados e migrantes viajam cada vez mais juntos, utilizam as mesmas rotas, tornando assim a situação difícil para os Governos, no tocante à identificação dos indivíduos que precisam da proteção internacional.
Esta conferência, de acordo com a fonte, vai permitir compreender melhor a natureza, a amplitude e as razões que levam tantas pessoas a emigrarem para o sul do continente africano.