Agência Panafricana de Notícias

África Ocidental prepara-se para fazer face a inundações e outras catástrofes naturais

Dakar, Senegal (PANA) – A quinta consulta sub-regional sobre a preparação para inundações e outras catástrofes naturais realizar-se-á de 1 a 3 de junho próximo em Cotonou (Benin), por iniciativa da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) e do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários para a África Ocidental e Central (OCHA), anunciou um comunicado oficial.

Este encontro reunirá principalmente os serviços de proteção civil e as sociedades nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho dos Estados da África Ocidental, peritos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e de instituições especializadas, de acordo com a fonte.

Um dos objetivos principais desta conferência é reforçar as capacidades dos Governos de se preparar e responder a estas catástrofes, lê-se no comunicado.

Tratar-se-á igualmente de reforçar as ações de preparação dos Estados com vista a reduzir os riscos e atenuar os efeitos das catástrofes naturais com base em lições tiradas das inundações de 2010, indica o texto.

O comunicado lembra que, em 2010, fortes chuvas provocaram inundações devastadoras em vários países da África Ocidental que fizeram mais de 300 mortos, mais de um milhão 700 mil deslocados quer em cidades urbanas quer em zonas rurais.

Vários temas serão abordados durante esta reunião, dos quais a coordenação civil e militar em situações de catástrofes naturais, as políticas humanitárias da CEDEAO em termos de proteção dos civis em caso de desastre e as iniciativas lançadas para a redução dos riscos, indica a mesma fonte.

-0- PANA COU/JSG/FK/DD 26maio2011