Agência Panafricana de Notícias

África Austral simula operações de manutenção da paz

Windhoek- Namíbia (PANA) -- Angola, Namíbia e África do Sul vão simular exercícios de manutenção da paz em águas namibianas, em Setembro próximo, para reforçar a sua capacidade de reacção a uma agressão militar, declararam terça-feira responsáveis militares.
O comandante namibiano da Marinha, Petrus Tjandja, declarou ao diário governamental "New Era" que os exercícios de simulação de manutenção da paz visam preparar os três países para qualquer situação de guerra e esforços de manutenção da paz em qualquer parte de África.
Devem participar nestas operações 693 militares, explicou Tandja indicando que "este exercício de simulação de manutenção da paz vai consideravelmente melhorar as capacidades dos membros encarregues da segurança e da aplicação das leis".
Segundo ele, todos os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) participarão neste exercício.
"Se as Nações Unidas e/ou a União Afriana precisarem das nossas forças em tais situações, nós devemos estar prontos para dar assistência", disse Tjandja.
Os exercícios de simulação militares, a iniciar-se na primeira semana de Setembro próximo, cobrirão a segurança aérea, terrestre e marítima.
Tjandja declarou que a simulação implicaria a República fictícia de Lohatlha, instável politicamente e cuja única entrada é o porto da Baía de Walvis.
Uma força aí posicionada estará encarregue de proteger o porto e a cidade contra ataque inimigo.
Um cortejo de veículos militares provenientes das cidades sul- africanas do Cabo e de Petrória chega à Baía de Walvis em finais de Agosto ao mesmo tempo que frotas navais provenientes de Angola e da África Sul.