Agência Panafricana de Notícias

União Africana cria Prémio Jacques Diouf para Segurança Alimentar

Malabo, Guiné Equatorial (PANA) - Os dirigentes africanos reunidos em Malabo, na Guiné Equatorial, de 30 de junho a 1 de julho aprovaram a criação do Prémio Jacques Diouf para a Segurança Alimentar no continente, indica um comunicado da União Africana enviado à PANA.

Segundo o comunicado, o prémio será atribuído todos os dois anos a um Estado membro ou a uma instituição que prestou uma contribuição excecional para a realização da segurança alimentar, em particular, através da melhoria das pequenas explorações agrícolas e da eliminação das perdas pós-colheitas nas comunidades rurais, mas também através da inovação agrícola e da durabilidade do ambiente.

O prémio, que tem o nome do diretor-geral cessante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, o Senegalês Jacques Diouf, foi proposto pelo Mali e pelo Malawi, com base em recomendações da 26ª sessão da conferência regional da FAO para África que decorreu em Luanda (Angola) de 4 a 7 de julho de 2010.

A cimeira exortou os Estados membros e os parceiros a apoiar a proposta do Prémio Jacques Diouf com contribuições voluntárias e a assegurar a sua viabilidade financeira e ambiental.

-0- PANA SEG/LSA/TBM/IBA/MAR/TON 04julho2011